quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

                    


       No dia 24-12-2018 atingimos as 14.843 visualizações, obrigado pela sua preferência.  
Siga-nos também através da nossa página de Facebook.
                  Corrida de carros movidos a energia solar em Portugal 
                Contactos   vs.solar.challenge@gmail.com            tlf.965055436 
veja o anuncio da corrida deste ano, clic no video em baixo 

Roberto Saldo, do canal EVTV Brasil, um canal dedicado aos veículos eléctricos, anuncia a
 VS-SOLAR CHALLENGE 2019 
Veja todo o programa, clic neste link  https://youtu.be/EAq4Ijx3hZI 


                                    O que é a VS-SOLAR CHALLENGE?
Trata-se de uma corrida de carros movidos a energia solar,  de participação gratuita e que se realiza todos os anos.
 Mais que uma competição, é uma corrida por um ambiente melhor. Este é um evento composto por várias atividades de sensibilização e consciencialização ambiental ilustrativas das potencialidades e benefícios da energia solar.  É uma oportunidade para todos os que gostam desta ideia se juntarem e, assim, contribuírem para a evolução desta tecnologia de mobilidade ecológica. Todos os que quiserem assistir a este evento ambientalmente relevante serão bem vindos, a entrada é livre.
                                                      Onde e quando 
A 6ª grande corrida de carros movidos a energia solar, a VS-SOLAR CHALLENGE, irá realizar-se em Junho de 2020 em dia e  local a definir.

         REGULAMENTOS
Quem pode participar?
Podem participar  na corrida, grupos informais,  escolas,  universidades, centros de ciência, escolas profissionais, politécnicos, empresas,  etc. Apenas terão que criar uma equipa,  construir o seu  carro solar e inscrever-se na corrida, quer as inscrições, quer a participação na corrida são gratuitas. Para que todos possam participar a   VS-SOLAR está disponível para dar apoio  técnico  a disponibilizar soluções e dicas de como construir o carro solar.    Disponibilizamos peças em separado ou até mesmo um Kit completo com todas as peças necessárias para a construção de um carro da formula A de 36V para que todos os que queiram possam  participar na corrida. (veja no tema "carros solares para a corrida" clique em http://vssolarchallenge.blogspot.com/search?updated-max=2017-06-25T11:23:00-07:00&max-results=7     ou peça informações para o e-mail,  vs.solar.challenge@gmail.com). Cada equipa pode concorrer com um ou dois carros, quer na mesma categoria ou em categorias diferentes.
 Quem pode pilotar o carro ?
Os pilotos terão que ser maiores de idade,  no caso de serem menores terão que ter uma autorização por escrito do encarregado de educação. Cada equipa pode ter vários pilotos e troca-los durante a corrida. É obrigatório o uso de capacete, é permitido o uso de capacete de bicicleta ou de skate. É obrigatório que os pilotos e os responsáveis de equipa leiam este regulamento, a organização presume que os pilotos que participam na corrida tenham  conhecimento cabal  do regulamento da corrida.
 Características dos carros
Todos os carros terão que ser movidos a energia solar, podendo usar baterias auxiliares. No entanto, haverá  duas categorias de carros, a fórmula   A,  e a categoria livre.
A fórmula A
Na fórmula A,  só serão permitidas baterias de P/b  chumbo/ácido. Dimensões aproximadas: comprimento 150mm, altura 95mm, largura 65mm, referimo-nos às comuns baterias  tipo AGM  12V 7A, ligadas em série.  Dentro desta fórmula haverá  várias categorias diferenciadas pela voltagem de funcionamento do carro, 12V, 24V,36V,48V,60V etc.
  As baterias utilizadas no inicio de cada corrida, não poderão ser substituídas por outras nem carregadas externamente, só serão carregadas pelo painel solar do próprio carro. No entanto, poderão ser trocadas por outras do mesmo tipo para a prova de resistência que se realiza da parte da tarde, por serem corridas distintas.
Caso alguma bateria se danifique durante a corrida e precise ser substituída, a equipa terá que informar a organização. 
Categoria livre
Nesta categoria não há restrições quanto ao tipo de bateria nem à sua potência,  no entanto existe limite de peso para o conjunto de baterias que o carro pode usar (consulte a tabela a  baixo)tolerância de + 10%

  Os participantes terão que ter em conta que o ideal será que a maior parte da energia deverá vir do painel solar. Apesar de nesta categoria não haver restrições à criatividade, os participantes não deverão descorar a segurança, até porque cada equipa será responsável por qualquer dano ou acidente provocado pelo seu carro. Em ambas as categorias, quer na fórmula A, quer na categoria livre, haverá restrições às dimensões e peso dos veículos.  
As dimensões máximas dos veículos não deverão ultrapassar 1,6m de largura e os 3m de comprimento, e o seu peso(sem o piloto) não deverá ultrapassar os 80Kg.
As equipas deverão ter em conta que o carro deverá ser o mais leve possível. A finalidade do carro é apenas transportar o piloto com a energia produzida pelo painel solar. Quanto mais leve for o conjunto carro/piloto, menor será o esforço feito pelo motor para locomover o veículo, logo o consumo será mais baixo. Outros pormenores a serem levados em conta são: diminuir ao máximo o atrito dos pneus ao piso, melhorar a aerodinâmica, etc. Todos os pormenores contam para que o carro solar seja o mais eficiente possível. Todos os carros deverão estar equipados com um sistema ou dispositivo de travagem que permita imobilizar o carro no menor espaço possível.         
Reserva-se o direito à organização da corrida a fazer uma pequena inspeção prévia aos carros para se certificar que estes cumprem as regras do regulamento.
 Em qualquer das categorias é permitido o uso de condensadores, visto que estes dispositivos não são considerados baterias.
Como será a corrida ?
A corrida será realizada na  pista de atletismo (tartam)  em circuito fechado por questões de segurança. A prova será dividida em duas partes, da parte da manhã, uma corrida de velocidade e de tarde uma corrida de resistência.
Na corrida de velocidade cada  carro terá que fazer 3 voltas à pista no menor tempo possível. O tempo será cronometrado pelos comissários de pista. O melhor tempo de cada carro será afixado num placar pelos comissários de pista. Cada equipa poderá tentar melhorar o seu tempo as vezes que quiser, dentro do tempo total da corrida, que será de aproximadamente 1,45H. No final da corrida, cada carro terá duas classificações, a geral e a classificação por categorias, por exemplo: os carros da fórmula A de 24V serão classificados em comparação com os outros  carros desta categoria e voltagem.  Por questões de segurança, nesta prova apenas serão permitidos no máximo 4 carros na pista em simultâneo. Os carros serão chamados pelo seu número pelos comissários de pista para iniciarem a sua prova  na linha de partida junto à mesa dos comissários. A ordem de chamada será feita pelas categorias dos carros  irá começar na formula A 24V  em ordem crescente, até que todos os carros tenham feito o percurso. Este procedimento será repetido várias vezes dentro do tempo limite da corrida. No final do tempo total da corrida (1,45h), será tido em conta, o melhor tempo que cada carro fez  para o alinhamento da grelha de partida para a prova de resistência a realizar da parte da tarde.
Sempre que um carro termine a sua prova, após ter completado as 3 voltas estipuladas, ao passar pela linha da meta será lhe mostrado a bandeira xadrez pelo comissário de pista,  o piloto  deverá ir encostando suavemente  à direita  mas certificando-se que no momento em que o faz não está a ser ultrapassado por outro carro que ainda esteja em prova.
        
A corrida de resistência. Esta é a prova mais importante e que requer quer dos carros quer dos pilotos e suas equipas um maior esforço. Será uma prova em que o objectivo principal é que cada carro tente dar o maior numero possível de voltas à pista no tempo limite de 90 minutos. As voltas serão contadas pelos comissários de pista, este processo poderá ser acompanhado por um  elemento de cada equipa que poderá estar junto aos comissários, caso queira. Durante a corrida,  os pilotos terão que fazer uma paragem obrigatória quando quiserem, mas  caso necessitem poderão parar na sua box as vezes que quiserem, para fazer alguma reparação  no seu carro, ou trocar de piloto caso queiram. Esta paragem deve ser o mais rápida possível, porque o tempo limite da prova não para. Não é permitido trocar de baterias durante a prova, as baterias que iniciam a corrida terão que ser as mesmas durante toda a corrida. Sendo esta uma corrida de resistência, também a perícia dos pilotos será posta à prova, pois estarão em pista vários carros de várias  categorias  em simultâneo. Havendo um maior numero de carros em pista, a corrida torna-se mais atrativa, mas o risco de haver acidentes é maior. Por essa razão cabe aos pilotos serem prudentes, terem uma condução estável e regular, manterem uma distancia segura do carro que segue à sua frente. Nesta prova não é importante a velocidade, até porque cabe ao piloto saber gerir a energia eléctrica que dispõe para conseguir dar  o maior numero de voltas, portanto manter uma velocidade estável pode ser uma boa opção, tendo em conta que o mais importante é conseguir  terminar a prova com o maior numero de voltas que conseguir.         
 Em qualquer das provas, quando o carro está na linha de partida para iniciar a sua prova, o arranque deve ser feito pelos seus próprios meios, não poderá ser empurrado ou auxiliado de qualquer outra forma.  Durante a corrida, caso haja algum incidente em que seja necessário ser  mostrada a bandeira amarela pelos comissários de pista, os pilotos devem reduzir ligeiramente a velocidade e redobrar a atenção até a pista estar, desimpedida não poderão ser feitas ultrapassagens durante este período.
Caso seja necessário a entrada do safety car todos os carros devem seguir em fila indiana sem  o ultrapassar mantendo as suas posições na corrida. 
  Sempre que seja necessário executar uma ultrapassagem, cabe ao piloto avaliar se tem condições de a fazer em segurança, nunca pondo em risco o carro a ser ultrapassado, nem a sua própria segurança, até porque cada equipa é responsável pelos danos provocados pelo seu carro. As ultrapassagens  terão que ser feitas pela direita, ou seja, pelo lado de fora da pista. Todos os carros deverão circular pelo lado esquerdo da pista, ou seja, pelo lado de dentro.
No final da corrida todos os pilotos receberão um certificado, atestando a sua classificação e participação neste evento ecológico e um troféu por cada carro, será também atribuído um certificado a cada escola,  instituição, ou equipa atestando a sua participação no evento. 
.Patrocínios
As equipas, se assim o entenderem, poderão angariar patrocinadores e colocar a sua publicidade no seu carro solar, sendo essa publicidade da sua responsabilidade. Apenas terão que reservar um espaço do  lado direito do carro aproximadamente 120mmX120mm para ser colocado o nº do seu carro que será enviado pela organização da corrida.
Caso alguma empresa ou entidade queira patrocinar o evento ou alguma equipa, poderá contactar a organização através dos contactos abaixo indicados. 
Inscrições
As inscrições para a edição de 2020 abrem no dia 1 de Fevereiro, as equipas interessadas em participar deverão inscrever-se enviando um e-mail para vs.solar.challenge@gmail.com   com as seguintes informações: nome da instituição que representam (se aplicável), nome da equipa, nome do piloto ou pilotos( se já estiver definido) nome do responsável da equipa, número  de elementos que compõem a equipa, um nº de telf. de contacto, e a localidade de onde vêm. Receberão de volta um e-mail confirmando a inscrição.Quer as inscrições quer a participação na corrida são gratuitas.  
Programa da corrida
Ainda a definir.
         
Contactos:   vs.solar.challenge@gmail.com    vssolarpaulo@gmail.com    T.965055436  
Organização do evento- VS-SOLAR(Paulo Carvalho) em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, com o apoio do  Real Sport Clube, entre outros parceiros. 


What is VS-SOLAR CHALLENGE?
This is a free solar powered car race that happens every year.
It is the 6th biggest solar-powered car race, VS-SOLAR CHALLENGE, that will take place in Portugal in June 2020 on a day and place yet to define.
Who can participate?
 Everyone can participate, they just need to create a team, build their own solar car and sign up for the race, both enrolment and participation in the race are free.
                                                                    The race rules
Who can drive the car?
Pilots must be adults, if they are under aged they must have written permission from their parents. Each team can have multiple drivers and are allowed to change them during the race. Helmet use is required, both bicycle or skate helmets are allowed. It is mandatory for drivers and team leaders to read this policy, the organization assumes that all drivers participating in the race have full knowledge of the race rules.
 Car Features
All cars must be solar powered and can use auxiliary batteries. However, there will be two categories of cars, the formula A and the free category.
The formula A
In formula A only acid P/b batteries are allowed. Approximate dimensions: length 150mm, height 95mm, width 65mm, regarding the standard AGM 12V 7A batteries connected in series. Within this formula there will be several categories distinguished by car operating voltage 12V, 24V, 36V, 48V, 60V...
 The batteries used at the beginning of each race, cannot be replaced with others or charged externally, it will only be charged by the solar panel of the car itself. However, they can be switched for others of the same type for the endurance test that takes place in the afternoon as they are separate races.
If any battery become damaged during the race and need to be replaced the team should inform the organization.
Free category
In this category there are no restrictions on the type of battery or its power. However, there is a weight limit on the battery pack that the car can use (see table below) + 10% tolerance

   All participants have to keep in mind that most of the energy should come from the solar panel. Although there are no restrictions on creativity in this category, participants should not discourage safety as long as each team will be responsible for any damage or accident caused by their car. In both categories either formula A or free category there will be restrictions on the size and weight of the vehicles.
The maximum dimensions of the vehicles should not exceed 1.6m in width and 3m in length and their weight (without the driver) should not exceed 80kg.
Teams must remember that the car should be as light as possible. The purpose of the car is simply to carry the driver with the energy produced by the solar panel. The lighter the car/driver set, the less effort the engine makes to move the vehicle so the energy consumption can be lower. Other things to keep in mind are: minimize tire tread friction, improve aerodynamics, etc. Every detail count to make the solar car as efficient as possible. All cars should be equipped with a braking system or device that allows the car to be immobilized in the smallest possible space.
The race organization have the right to previously inspect the cars to make sure that all of them respect the race rules.
In either category the use of capacitors is allowed since these devices are not considered batteries.
What will the race be like?
The race will take place at the tartam track in closed circuit for safety reasons. The race will be divided into two parts, in the morning a sprint race and in the afternoon an endurance race.
In the sprint race each car have to do 3 laps in the shortest possible time. The time will be counted by the track stewards. The best time of each car will be posted on a scoreboard by the track stewards. Each team can try to improve their time as long as they want to within the total race time which will be approximately 1.45H. At the end of the race each car will have two ratings, the general and the category rating, for example: 24V formula A cars will be rated compared to the other cars in this category and voltage. For safety reasons, this race will only allow a maximum of 4 cars on the track at a time. Cars will be called by their number by the track attendants to start their race at the starting line at the steward's table. The call order will be made by car categories and will start in formula A 24V in ascending order until all the cars have made the route. This procedure will be repeated several times within the race timeout. At the end of the total race time (1.45h) will be considered the best time each car has made for starting grid alignment for the endurance race to happen in the afternoon.
 Whenever a car finishes its race after completing the 3 stipulated turns passing the finish line will be shown the chess flag by the track steward and the rider should gently lean to the right making sure that at the moment he is not being overtaken by another car that is still in the race.
The endurance race. This is the most important test and it requires cars, drivers and their teams a greater effort. It will be a proof which the main goal is to each car try to make as many turns as possible in 90 minutes. The rounds will be counted by the track stewards, this process can be accompanied by one member of each team who can be with the stewards if it is their will. During the race, drivers will have to make a mandatory stop whenever they want but if they need to they can stop in their box as often as they want to do some car repair or to change the driver. Those stops should be as fast as possible because the race timeout does not stop. It is not allowed to change batteries during the race, the starting batteries have to be the same throughout the race. As this is an endurance race the drivers' skills will also be tested as several cars of various categories will be on track at the same time. With more cars on the track the race becomes more attractive, but the risk of accidents gets higher. Because of this it is up to the drivers to be prudent, to have stable and regular driving and to keep a safe distance from the car ahead of them. Speed ​​is not important in this race as the driver has to know how to manage the power available to do the most turns so maintaining a stable speed could be a good option considering that the most important thing is to be able to finish the test with the most laps you can get.
 In either event when the car is at the starting line to start its race the start shall be by its own capacity and cannot be pushed or assisted in any other way. During the race if there is any incident where the yellow flag is required by the course stewards, riders should slow down slightly and redouble their attention, until the track is clear no overtaking can be made during this period.
If safety car entry is required all cars must be queued without overtaking it while maintaining their race positions.
  Whenever overtaking is required it is up to the driver to assess whether he is able to do it safely never endangering the car to be overtaken or his own safety because each team is responsible for the damage caused by their car. Overtaking will have to be done on the right side of the track, on its outside. All cars should drive on the left side of the track, on its inside.
At the end of the race all riders will receive a certificate attesting to their classification and participation in this green event and a trophy for each car. A certificate will also be awarded to each school, institution or team attesting to their participation in the event.
Registration
Registrations for the 2020 edition opens on February 1st. Teams interested in participating should register by sending an email to vs.solar.challenge@gmail.com with the following information: name of the institution they represent (if applicable); team name; name of rider or pilots (if already defined); name of the team leader; number of team members; phone number; where they come from. They will receive back an email confirming they are enrolled. Both enrolment and participation in the race are free.
Contac e-mail: vs.solar.challenge@gmail.com

Postado por Paulo Carvalho   12-9-2019
Para saber mais sobre a VS-SOLAR clic neste link  http://vssolar.blogspot.com
Pagina em constante actualização

Nenhum comentário:

Postar um comentário