segunda-feira, 7 de maio de 2018

                         VS-SOLAR CHALLENGE 

                                   No dia 7-5-2018 atingimos as 10.343 visualizações, obrigado pela sua preferência.                              
                                     Vídeo promocional VS-SOLAR CHALLENGE 2018
                                           
             Corrida de carros movidos a energia solar em Portugal 
        Contactos   vs.solar.challenge@gmail.com                                                       tlf.965055436  
                                     O que é a VS-SOLAR CHALLENGE?
Trata-se de uma corrida de carros movidos a energia solar,  de participação gratuita e que se realiza todos os anos.
 Mais que uma competição, é uma corrida por um ambiente melhor. Este é um evento composto por várias atividades de sensibilização e consciencialização ambiental ilustrativas das potencialidades e benefícios da energia solar.  É uma oportunidade para todos os que gostam desta ideia se juntarem e, assim, contribuírem para a evolução desta tecnologia de mobilidade ecológica. Todos os que quiserem assistir a este evento ambientalmente relevante serão bem vindos, a entrada é livre.
                                                      Onde e quando 
Esta informação só estará disponível em Janeiro de 2019

           REGULAMENTOS
Quem pode participar?
Podem participar  na corrida, grupos informais,  escolas,  universidades, centros de ciência, escolas profissionais, politécnicos,  etc. Apenas terão que criar uma equipa,  construir o seu  carro solar e inscrever-se na corrida, quer as inscrições, quer a participação na corrida são gratuitas  A   VS-SOLAR está disponível para dar algum apoio  técnico e a disponibilizar soluções para que todos os que queiram possam participar na corrida (veja mais abaixo no tema "carros solares para a corrida" clique em postagens mais antigas). Cada equipa pode concorrer com um ou mais carros, quer na mesma categoria ou em categorias diferentes.
 Quem pode pilotar o carro ?
Os pilotos terão que ser maiores de idade,  no caso de serem menores terão que ter uma autorização por escrito do encarregado de educação. É obrigatório o uso de capacete, é permitido o uso de capacete de bicicleta ou de skate. É obrigatório que os pilotos e os responsáveis de equipa leiam este regulamento, a organização presume que os pilotos que participam na corrida tenham  conhecimento cabal  do regulamento da corrida.
 Características dos carros
Todos os carros terão que ser movidos a energia solar, podendo usar baterias auxiliares. No entanto, haverá  duas categorias de carros, a fórmula   A,  e a categoria livre.
A fórmula A
Na fórmula A,  só serão permitidas baterias de P/b  chumbo/ácido. Dimensões aproximadas: comprimento 150mm, altura 95mm, largura 65mm, referimo-nos às comuns baterias  tipo AGM  12V 7A, ligadas em série.  Dentro desta fórmula haverá  várias categorias diferenciadas pela voltagem de funcionamento do carro, 12V, 24V,36V,48V,60V etc.
  As baterias utilizadas no inicio de cada corrida, não poderão ser substituídas por outras nem carregadas externamente, só serão carregadas pelo painel solar do próprio carro. No entanto poderão ser trocadas por outras do mesmo tipo para a prova de resistência que se realiza da parte da tarde, por serem corridas distintas.
Caso alguma bateria se danifique durante a corrida e precise ser substituída, a equipa terá que informar a organização. 
Categoria livre
Nesta categoria não há restrições quanto ao tipo de bateria nem à sua potência, no entanto os participantes terão que ter em conta que o ideal será que a maior parte da energia deverá vir do painel solar. Apesar de nesta categoria não haver restrições à criatividade, os participantes não deverão descorar a segurança, até porque cada equipa será responsável por qualquer dano ou acidente provocado pelo seu carro. Em ambas as categorias, quer na fórmula A, quer na categoria livre, haverá restrições às dimensões e peso dos veículos.  
As dimensões máximas dos veículos não deverão ultrapassar 1,5m de largura e os 2,5m de comprimento, e o seu peso(sem o piloto) não deverá ultrapassar os 80Kg.
As equipas deverão ter em conta que o carro deverá ser o mais leve possível. A finalidade do carro é apenas transportar o piloto com a energia produzida pelo painel solar. Quanto mais leve for o conjunto carro/piloto, menor será o esforço feito pelo motor para locomover o veículo, logo o consumo será mais baixo. Outros pormenores a serem levados em conta são: diminuir ao máximo o atrito dos pneus ao piso, melhorar a aerodinâmica, etc. Todos os pormenores contam para que o carro solar seja o mais eficiente possível. Todos os carros deverão estar equipados com um sistema ou dispositivo de travagem que permita imobilizar o carro no menor espaço possível.         
Reserva-se o direito à organização da corrida a fazer uma pequena inspeção prévia aos carros para se certificar que estes cumprem as regras do regulamento.
 Em qualquer das categorias é permitido o uso de condensadores, visto que estes dispositivos não são considerados baterias.
Como será a corrida ?
A corrida será realizada na  pista de atletismo (tartam)  em circuito fechado por questões de segurança. A prova será dividida em duas partes, da parte da manhã, uma corrida de velocidade e de tarde uma corrida de resistência.
Na corrida de velocidade cada  carro terá que fazer 3 voltas à pista no menor tempo possível. O tempo será cronometrado pelos comissários de pista. O melhor tempo de cada carro será afixado num placar pelos comissários de pista. Cada equipa poderá tentar melhorar o seu tempo as vezes que quiser, dentro do tempo total da corrida, que será de aproximadamente 1,45H. No final da corrida, cada carro terá duas classificações, a geral e a classificação por categorias, por exemplo: os carros da fórmula A de 24V serão classificados em comparação com os outros  carros desta categoria e voltagem.  Por questões de segurança, nesta prova apenas serão permitidos no máximo 4 carros na pista em simultâneo. Os carros serão chamados pelo seu número pelos comissários de pista para iniciarem a sua prova, e têm 40 segundos para se apresentarem na linha de partida junto à mesa dos comissários. Cada  falta de comparência à chamada para efetuar a prova poderá ser penalizada no acréscimo de 10 segundos ao seu melhor tempo, que será tido em conta para a classificação final, excepto se a falta de comparência seja causada por avaria ou por outra razão irresolúvel. A ordem de chamada será feita pelas categorias dos carros  irá começar na formula A 24V  em ordem crescente, até que todos os carros tenham feito o percurso. Este procedimento será repetido várias vezes dentro do tempo limite da corrida. No final do tempo total da corrida (1,45h), será tido em conta, o melhor tempo que cada carro fez  para o alinhamento da grelha de partida para a prova de resistência a realizar da parte da tarde.
Sempre que um carro termine a sua prova, após ter completado as 3 voltas estipuladas, ao passar pela linha da meta será lhe mostrado a bandeira xadrez pelo comissário de pista,  o piloto  deverá ir encostando suavemente  à direita  mas certificando-se que no momento em que o faz não está a ser ultrapassado por outro carro que ainda esteja em prova.
        
Na corrida de resistência, esta será uma prova em que o objectivo principal é que cada carro tente dar o maior numero possível de voltas à pista no tempo limite de 60 minutos. As voltas serão contadas pelos comissários de pista, este processo poderá ser acompanhado por um  elemento de cada equipa que poderá estar junto aos comissários, caso queira. A cada 15 minutos da prova será colocado no placar o numero de voltas que cada carro deu até esse momento.   Durante a corrida,  os pilotos caso necessitem, poderão parar na sua box as vezes que quiserem, para fazer alguma reparação  no seu carro, ou trocar de piloto caso queiram. Esta paragem deve ser o mais rápida possível, porque o tempo limite da prova não para. Não é permitido trocar de baterias durante a prova, as baterias que iniciam a corrida terão que ser as mesmas durante toda a corrida. Sendo esta uma corrida de resistência, também a perícia dos pilotos será posta à prova, pois estarão em pista vários carros de várias  categorias  em simultâneo. Havendo um maior numero de carros em pista a corrida torna-se mais atrativa, mas o risco de haver acidentes é maior. Por essa razão cabe aos pilotos serem prudentes, terem uma condução estável e regular, manterem uma distancia segura do carro que segue à sua frente. Nesta prova não é importante a velocidade, até porque cabe ao piloto saber gerir a energia elétrica que dispõe para conseguir dar  o maior numero de voltas, portanto manter uma velocidade estável pode ser uma boa opção, tendo em conta que o mais importante é conseguir  terminar a prova com o maior numero de voltas que conseguir.         
 Em qualquer das provas, quando o carro está na linha de partida para iniciar a sua prova, o arranque deve ser feito pelos seus próprios meios, não poderá ser empurrado ou auxiliado de qualquer outra forma.  Durante a corrida, caso haja algum incidente em que seja necessário ser  mostrada a bandeira amarela pelos comissários de pista, os pilotos devem reduzir ligeiramente a velocidade e redobrar a atenção até a pista estar, desimpedida não poderão ser feitas ultrapassagens durante este período.
Caso seja necessário a entrada do safety car todos os carros devem seguir em fila indiana sem  o ultrapassar mantendo as suas posições na corrida.   Sempre que seja necessário executar uma ultrapassagem, cabe ao piloto avaliar se tem condições de a fazer em segurança, nunca pondo em risco o carro a ser ultrapassado, nem a sua própria segurança, até porque cada equipa é responsável pelos danos provocados pelo seu carro. As ultrapassagens  terão que ser feitas pela direita, ou seja, pelo lado de fora da pista. Todos os carros deverão circular pelo lado esquerdo da pista, ou seja, pelo lado de dentro.
No final da corrida todos os pilotos receberão um certificado, atestando a sua classificação e participação neste evento ecológico e um troféu por cada carro. 
.Patrocínios
As equipas, se assim o entenderem, poderão angariar patrocinadores e colocar a sua publicidade no seu carro solar, sendo essa publicidade da sua responsabilidade. Apenas terão que reservar um espaço do  lado direito do carro aproximadamente 120mmX120mm para ser colocado o nº do seu carro.
Caso alguma empresa ou entidade queira patrocinar o evento ou alguma equipa, poderá contactar a organização através dos contactos abaixo indicados. 
Inscrições
As inscrições para a edição de 2019 abrem em Fevereiro, as equipas interessadas em participar deverão inscrever-se enviando um e-mail para vs.solar.challenge@gmail.com   com as seguintes informações: nome da instituição que representam (se aplicável), nome da equipa, nome do piloto( se já estiver definido) nome do responsável da equipa, número  de elementos que compõem a equipa, um nº de telf. de contacto, e a localidade de onde vêm. Receberão de volta um e-mail confirmando a inscrição.
Programa da corrida
Ainda não definido.     
    
Contactos:   vs.solar.challenge@gmail.com    vssolarpaulo@gmail.com    T.965055436  
Organização do evento- VS-SOLAR em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, com o apoio do  Real Sport Clube. 
EV TV BRASIL anuncia VS-SOLAR CHALLENGE 2018
                            Roberto saldo anuncia a nossa corrida no seu canal
Veja o Programa completo em https://www.youtube.com/watch?v=2F5PmJ4vKkE  

Postado por Paulo Carvalho   16-1-2018
Para saber mais sobre a VS-SOLAR clic neste link  http://vssolar.blogspot.com
Pagina em constante actualização

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